A Organização da Gestante em Pé

A organização em pé é fundamental para a Gestante durante toda a gestação pois é a forma como nos posicionamos para nos locomover, esperar em uma fila, cozinhar, trocar de roupa, abraçar, etc.
Os pés firmes no solo, apontados para frente, pernas paralelas com os dois fêmures longos e crescentes dando suporte estável para um posicionamento bem equilibrado da pelve. Quanto mais organizada a pelve, mais fértil e propício estará o espaço para a raiz da coluna, o sacro e, desta forma, maior a facilidade para o encontro do alongamento axial.
Costumamos utilizar a referência do crânio, torácica e sacro, como pontos de alinhamento da coluna neutra em pé. Mas, durante a gestação, é importante também termos referências para a frente do corpo, já que é sobre o tecido músculo fascial abdominal que o útero, morada do bebê em desenvolvimento, se projeta.
Nesse sentido procurem pensar na relação entre as costelas e a pelve, entre o esterno e o púbis, como referências: coloque as mãos entre esses pontos como se a frente da caixa torácica e a parte anterior da pelve quisessem, suavemente , se aproximar. O esternos desliza suavemente para baixo e o púbis gentilmente para cima enquanto o sacro escorrega para baixo.
Não pense em contração, pense apenas em deslizamento e organização. Pense num abdome que, gentilmente, abraça com afeto o bebê mantendo-o dentro da cavidade abdominal, próximo à coluna.
A animação deste post mostra essas dicas tácteis feitas com auto-toque e, ainda, um exercício de deslocamento para trás que irá trabalhar equilíbrio, alongamento da panturrilha e estabilidade dinâmica da coluna – tronco.

Rolar para cima